Neste blog pretendo divulgar e discutir assuntos de meu ineteresse: escalada em rocha e em gelo, montanhismo, ecologia, livros ... além de assuntos com os quais trabalho profisisonalmente: método dos elementos finitos, méto dos elementos discretos, análise numérica e lógica fuzzy. Aqui você também pode encontrar textos e material de minhas aulas, alguma coisa sobre o melhor carro do mundo (Toyota Bandeirante) e citações. Ah!, e sobre música e o instrumento que toco (ou tento tocar): viola caipira.

Ou seja, tudo que eu gosto e faço Na ponta dos dedos.

Por que Projeto Peregrinus: em 2001 eu e mais cinco amigos escrevemos um projeto de patrocínio com esse nome, cujo objetivo era subir as mais altas montanhas de cada país sulamericano. O projeto não saiu do papel, mas a escolha do nome, bastante apropriada, foi feita por mim, após abrir aleatoriamente um dicionário Latim-Português. Essa foi a primeira palavra que li: peregrinus: aquele que viaja para outro país. A coincidência foi tão grande que me marcou muito. Como também pretendo falar de minhas viagens resolvi manter esse nome.

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Visitando Saint Tropez

Com meus amigos Mauro e Alice fui de carro para Saint Tropez. DE verdade: nada de mais. Só fama mesmo.

Mas os iates... são lindos. E muitos.

Uma das praias. Nada de mais. As nossas são mais bonitas.

Na foto não dá pra perceber, mas aqueles ali atrás são imensos.


Continue lendo >>

Visitando Marselha

Dia 17 de novembro fui pra Marselha encontrar meus amigos e Mauro e Alice.

A meu ver Marselha representa bem a França atual pois é multicultural e multiétnica, mas sem os milhões de turistas de Paris.

Não é uma bela cidade, mas tem um contraste na arquitetura, entre antigo e novo, que é interessante.

E os arredores são bens legais, mas fica pra outras publicações.

Vista da cidade a partir da Notre Dame de la Garde

 Roda gigante no cais.

Catedral

Moderno x novo: museu e forte.

Moderno x novo: centro cultural e catedral.

Em segundo plano a ilha-prisão de onde o Conde de Monte Cristo fugiu.

Continue lendo >>

Aniversário do VIncent, um amigo francês

Feijoada feita pelo Wesley, a farofa pelo Altair, caipirinha por mim e por Bernard, no dia 11 de novembro. Casa da Amandinne.







Continue lendo >>

Fim da Primeira Guerra Mundial

11 de novembro de 2014. Comemoração do fim da primeira guerra no Parc Paul Mistral.

Sempre me emociono.




Continue lendo >>