Nuvens estranhas vistas no dia 7 de junho. Pareciam sacos de pano pendurados e vistos de baixo. Foi no Rio mesmo, mas não deixa de ser uma "viagem" :)

domingo, 26 de junho de 2011
Nuvens estranhas
Escalada no feriado de Corpus Cristi, Valença, RJ
Fomos para Valença neste feriado. A ideia era fazermos algumas vias de lá, mas prioritariamente bater algum grampo. Ou seja, a ideia era, pelo mneos, iniciarmos uma nova via.
Na sexta fomos para a Pedra da Passadas, na Serra da Glória. Vimos uma linha bem interessante. Mas o lance, e a pedra como um todo, é bem mais difícil do que eu havia pensado. Minha atual técnica, meu condicionamento físico e meu emocional estão aquém do nível que aquela pedra exige. Então, depois de malhar os dedos sem passar de uns 2 ou 3m de altura, voltamos pra casa.
Claro, fiquei meio chateado, há una anos atrás eu faria aqueles lances. Mas hoje, sem prática...
No sábado resolvemos voltar lá pra explorar as laterais do afloramento. Fomos subindo pelo pasto, contornando a rocha pelo lado esquerdo. Esse passeio acabou sendo muito maneiro. Chegamos numa cumeeira e, do outro lado, fica o vale onde esta a Fazenda do Caixão. Vejam as fotos abaixo. Ela fica, na verdade, quase que num buraco.


Seguimos para direita em direção ao cume. É uma caminhada simples, mas foi muito legal. E olha o que descobrimos: a montanha da frente passou a ser chamada, por nós, de Montanha do Coração. Ampliem a foto para entender:
Na volta uma das mochilas foi atacada por formigas cortadeiras:
Dêem uma olhada no vídeo que gravamos.
Escalada em Valença, RJ - Corra que a chuva vem ai
Corra que a chuva vem ai
Localização: Toca da Onça, centro da cidade.
Graduação: 3o IV
Ano da conquista: 1998
Conquistadores: Cláudio G. C. A. Silva, Gustavo Roscoe, Julio Vito G. Wykota
domingo, 19 de junho de 2011
Visita de escaladores cariocas em Valença
Visita de escaladores cariocas em Valença
Hoje, dia 19 de junho, recebi um email de Rafael Barmak, escalador carioca, informando que ele e seu parceiro fizeram a via Valeu São Judas Tadeu, na Pedra Santa. Destaco o seguinte comentário:
"Que via maneirissima!!!! Mas meio exposta demais!"
Pois é, as vias de lá têm esse estilo, grampeação longa nos esticões mais fáceis. Fico muito feliz que eles tenham gostado, depois de mais de 10 anos do início das aberturas das vias.