Neste blog pretendo divulgar e discutir assuntos de meu ineteresse: escalada em rocha e em gelo, montanhismo, ecologia, livros ... além de assuntos com os quais trabalho profisisonalmente: método dos elementos finitos, méto dos elementos discretos, análise numérica e lógica fuzzy. Aqui você também pode encontrar textos e material de minhas aulas, alguma coisa sobre o melhor carro do mundo (Toyota Bandeirante) e citações. Ah!, e sobre música e o instrumento que toco (ou tento tocar): viola caipira.

Ou seja, tudo que eu gosto e faço Na ponta dos dedos.

Por que Projeto Peregrinus: em 2001 eu e mais cinco amigos escrevemos um projeto de patrocínio com esse nome, cujo objetivo era subir as mais altas montanhas de cada país sulamericano. O projeto não saiu do papel, mas a escolha do nome, bastante apropriada, foi feita por mim, após abrir aleatoriamente um dicionário Latim-Português. Essa foi a primeira palavra que li: peregrinus: aquele que viaja para outro país. A coincidência foi tão grande que me marcou muito. Como também pretendo falar de minhas viagens resolvi manter esse nome.

Crônicas alpinas

Concordo, o título é bastante pretensioso, mas não me ocorreu qualquer outro. O que pretendo aqui é colocar ideias desconexas, impressões vagas e relatos imprecisos de meu período aqui em Grenoble,  França.

Estou aqui para fazer um pos-doutorado. Pois é, o Ciência sem Fronteira aceita qualquer um... vou trabalhar com Frederic-Victor Donzé, do Laboratoire Sols, Solides, Structes - Risques (3SR, http://www.3sr-grenoble.fr/?lang=fr). Pretendo estudar sobre a aplicação do Método dos Elementos Discretos para simulação de solos moles e visco-elásticos. Então vou falar um pouco sobre isso também.

Disseram-me que os alunos do Laboratório de Combinatória e Computação Científica (LC3, http://www.lc3.dcc.ufrj.br/) não acreditam que eu esteja aqui para trabalhar. Bem, pretendo me divertir também, em particular nas montanhas. Mas dois meses antes de viajar torce o joelho esquerdo, o que era considerado bom, e rompi o ligamento cruzado. Com isso tive que interromper meu treinamento de escalada, oque me deixou bastante chateado. Tenho que confessar que o joelho não está nada bom e, por isso, não acredito que eu vá conseguir escalar as vias que tinha imaginado. Veremos.

Também pretendo escrever alguns posts com o título "Um vinho por semana". Claro, não sou degustador de vinhos, apenas apreciador, então não será uma análise muito confiável. Além disso, não estou realmente interessado em provar apenas vinhos caros, então muitos serão bem baratos. E sempre que der vou postar receitas, inventadas por mim ou não.

Os posts não seguirão a cronologia correta. Vou escrever o que vier na cabeça. Procurem pelo marcador "Crônicas alpinas".

Espero que gostem.

Continue lendo >>

Nenhum comentário:

Postar um comentário