Neste blog pretendo divulgar e discutir assuntos de meu ineteresse: escalada em rocha e em gelo, montanhismo, ecologia, livros ... além de assuntos com os quais trabalho profisisonalmente: método dos elementos finitos, méto dos elementos discretos, análise numérica e lógica fuzzy. Aqui você também pode encontrar textos e material de minhas aulas, alguma coisa sobre o melhor carro do mundo (Toyota Bandeirante) e citações. Ah!, e sobre música e o instrumento que toco (ou tento tocar): viola caipira.

Ou seja, tudo que eu gosto e faço Na ponta dos dedos.

Por que Projeto Peregrinus: em 2001 eu e mais cinco amigos escrevemos um projeto de patrocínio com esse nome, cujo objetivo era subir as mais altas montanhas de cada país sulamericano. O projeto não saiu do papel, mas a escolha do nome, bastante apropriada, foi feita por mim, após abrir aleatoriamente um dicionário Latim-Português. Essa foi a primeira palavra que li: peregrinus: aquele que viaja para outro país. A coincidência foi tão grande que me marcou muito. Como também pretendo falar de minhas viagens resolvi manter esse nome.

domingo, 26 de junho de 2011

Escalada no feriado de Corpus Cristi, Valença, RJ

Fomos para Valença neste feriado. A ideia era fazermos algumas vias de lá, mas prioritariamente bater algum grampo. Ou seja, a ideia era, pelo mneos, iniciarmos uma nova via.



Na sexta fomos para a Pedra da Passadas, na Serra da Glória. Vimos uma linha bem interessante. Mas o lance, e a pedra como um todo, é bem mais difícil do que eu havia pensado. Minha atual técnica, meu condicionamento físico e meu emocional estão aquém do nível que aquela pedra exige. Então, depois de malhar os dedos sem passar de uns 2 ou 3m de altura, voltamos pra casa.

Claro, fiquei meio chateado, há una anos atrás eu faria aqueles lances. Mas hoje, sem prática...

No sábado resolvemos voltar lá pra explorar as laterais do afloramento. Fomos subindo pelo pasto, contornando a rocha pelo lado esquerdo. Esse passeio acabou sendo muito maneiro. Chegamos numa cumeeira e, do outro lado, fica o vale onde esta a Fazenda do Caixão. Vejam as fotos abaixo. Ela fica, na verdade, quase que num buraco.










Seguimos para direita em direção ao cume. É uma caminhada simples, mas foi muito legal. E olha o que descobrimos: a montanha da frente passou a ser chamada, por nós, de Montanha do Coração. Ampliem a foto para entender:



Na volta uma das mochilas foi atacada por formigas cortadeiras:



Dêem uma olhada no vídeo que gravamos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário