Neste blog pretendo divulgar e discutir assuntos de meu ineteresse: escalada em rocha e em gelo, montanhismo, ecologia, livros ... além de assuntos com os quais trabalho profisisonalmente: método dos elementos finitos, méto dos elementos discretos, análise numérica e lógica fuzzy. Aqui você também pode encontrar textos e material de minhas aulas, alguma coisa sobre o melhor carro do mundo (Toyota Bandeirante) e citações. Ah!, e sobre música e o instrumento que toco (ou tento tocar): viola caipira.

Ou seja, tudo que eu gosto e faço Na ponta dos dedos.

Por que Projeto Peregrinus: em 2001 eu e mais cinco amigos escrevemos um projeto de patrocínio com esse nome, cujo objetivo era subir as mais altas montanhas de cada país sulamericano. O projeto não saiu do papel, mas a escolha do nome, bastante apropriada, foi feita por mim, após abrir aleatoriamente um dicionário Latim-Português. Essa foi a primeira palavra que li: peregrinus: aquele que viaja para outro país. A coincidência foi tão grande que me marcou muito. Como também pretendo falar de minhas viagens resolvi manter esse nome.

domingo, 28 de dezembro de 2014

Natal francês

Eu e Francisco fomos convidados a passar o Natal com a família Laebens, os proprietários do apartamento. Além deles (Jacques, Mari e a filha Lola), estavam a mãe da Mari, sua irmã mais velha com o marido Alain (contador, clarinetista e desenhista), e a irmã mais nva com o marido, doiis filhos e a filha Margo.

A comemoração é toda feita ao redor da mesa. Na verdade ficamos sentados à mesa durante todo o tempo.

Teve várias entradas, uma sopa, o prato principal (carne de avestruz), queijos e as sobremesas (frutas e dois gateaus, um de chocolate e outro de castanha portuguesa).

Pra dar um toque brasileiro fiz camarão na moranga, mas com leite de coco. Na verdade foram quatro pequenas morangas. Acho que gostaram, porque ouvi duas vezes eles falando entre si que estava bom, então não foi só por educação que elogiaram.

Mas antes dos queijos sorteamos brincadeiras, que poderia ser cantar uma canção ou fazer uma mímica.

Depois da sobremesa Jacques foi ao piano, às vezes com a Lola, e cantamos canções de Natal francesas. Depois da troca de presentes até peguei a viola e no fim da noite toquei Pretty Woman com o Jacques na gaita e o Alain no clarinete.

Foi divertido e um pouco diferente do que fazemos na minha família. Os franceses, pelo menos esses, são bem simpáticos e amáveis.

As fotos abaixo mostram o momento em que eu e Mari servíamos o prato que fiz.




Nenhum comentário:

Postar um comentário