Neste blog pretendo divulgar e discutir assuntos de meu ineteresse: escalada em rocha e em gelo, montanhismo, ecologia, livros ... além de assuntos com os quais trabalho profisisonalmente: método dos elementos finitos, méto dos elementos discretos, análise numérica e lógica fuzzy. Aqui você também pode encontrar textos e material de minhas aulas, alguma coisa sobre o melhor carro do mundo (Toyota Bandeirante) e citações. Ah!, e sobre música e o instrumento que toco (ou tento tocar): viola caipira.

Ou seja, tudo que eu gosto e faço Na ponta dos dedos.

Por que Projeto Peregrinus: em 2001 eu e mais cinco amigos escrevemos um projeto de patrocínio com esse nome, cujo objetivo era subir as mais altas montanhas de cada país sulamericano. O projeto não saiu do papel, mas a escolha do nome, bastante apropriada, foi feita por mim, após abrir aleatoriamente um dicionário Latim-Português. Essa foi a primeira palavra que li: peregrinus: aquele que viaja para outro país. A coincidência foi tão grande que me marcou muito. Como também pretendo falar de minhas viagens resolvi manter esse nome.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bolívia

Resumo

A Bolívia está localizada no verdadeiro coração da América do Sul, entre os Andes e a Amazônia.




O Altiplano boliviano está localizado a oeste e sudoeste do país, nos estados de Oruro, Potos e La Paz. Esta especial região é um alto platô formado pela cordilheira dos Andes. Estas terras estão cercadas pela Cordilheira Vulcânica e os gigantes picos do leste, que se agrupam em várias cordilheiras menores: Cordilheira Apolobamba, Cordilheira Real e Cordilheira Quimsa Cruz. O platô mais alto alcança a altitude média de 4000m, e abrange o Lago Titicaca, Lago Poopo, e o multicolorido deserto de Sur Lipez.

Florestas húmidas, conhecidas por Yungas, estão situadas entre o Altiplano e a Amazônia, nos estados da Cochabamba e La Paz. Vales com alta concentração e atividade agrícola estão localizados mais ao sul, nos estados de Chuquisaca e Tarija.

Os Andes estão localizados próximo à costa de Pacífico, e formam uma linha de norte a sul do continente sul-americano, da Venezuela até a Terra do Fogo, na Argentina. Ao sul do Equador, a cordilheira possui cerca de 200 Km de largura, extendendo-se do Pacífico até as terras planas da floresta Amazônica.

A origem dos Andes bolivianos deve-se a pressão tectônica da placas geológicas. A placa de Nazca na base do oceano Pacífico e o Escudo Brasileiro chocaram-se e criaram as montanhas. Uma grande porção de magma foi emergida pelo mesmo fenômeno. Toda esta atividade vulcânica despertou próximo a costa. Vários cones vulcânicos emergiram e formaram uma cordilheira. Alguns vulcões estão ainda em atividade e expelem gases de tempos em tempos. Os montes rochosos formaram a cordilheira Oriental, incluindo Apolobamba, Real, Quimsa Cruz e outras, e os cones vulcânicos formados pela cordilheira Oriental. Uma grande quantidade de água ficou presa entre as cordilheiras, criando várias ilhas em lagos como o Titicaca e Poopo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário