Neste blog pretendo divulgar e discutir assuntos de meu ineteresse: escalada em rocha e em gelo, montanhismo, ecologia, livros ... além de assuntos com os quais trabalho profisisonalmente: método dos elementos finitos, méto dos elementos discretos, análise numérica e lógica fuzzy. Aqui você também pode encontrar textos e material de minhas aulas, alguma coisa sobre o melhor carro do mundo (Toyota Bandeirante) e citações. Ah!, e sobre música e o instrumento que toco (ou tento tocar): viola caipira.

Ou seja, tudo que eu gosto e faço Na ponta dos dedos.

Por que Projeto Peregrinus: em 2001 eu e mais cinco amigos escrevemos um projeto de patrocínio com esse nome, cujo objetivo era subir as mais altas montanhas de cada país sulamericano. O projeto não saiu do papel, mas a escolha do nome, bastante apropriada, foi feita por mim, após abrir aleatoriamente um dicionário Latim-Português. Essa foi a primeira palavra que li: peregrinus: aquele que viaja para outro país. A coincidência foi tão grande que me marcou muito. Como também pretendo falar de minhas viagens resolvi manter esse nome.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Huaina Potosí, Cordilheira Real, Bolívia



Resumo

A 56 km de La Paz, o Huayna Potosí une, na linha da Cordilheira Real, o maciço de Mamacora-Taquesi e o de Condoriri por uma cadeia de picos menores porém abruptos. Esta montanha apresenta um atrativo especial, uma atração estética para o alpinista.



Em 1877 alpinistas alemães tentam subir o cume desta montanha. Estavam sem equipamento, víveres e praticamente sem informação alguma. Quatro deles encontraram um destino trágico acima dos 5600m de altura. Os outros dois, desesperados, tentam uma descida arriscada pelo glaciar. Porém a neve fofa, que havia caido duas semanas antes, impede uma prograssão rápida. Depois de 11 dias passados em condições climáticas espantosas, os dois alpinistas chegam ao colo de Zongo, a 4890 m, onde morrem de esgotamento.

Somente em 1969 abre uma via lógica até o cume pela aresta noroeste cortando uma parte da cara oeste1. Pouco depois, uma equipe alemã, formada por Rudolf Knott, Peter Schleyer e Otto Ekkehart, faz a aresta integralmente.





Nenhum comentário:

Postar um comentário