Neste blog pretendo divulgar e discutir assuntos de meu ineteresse: escalada em rocha e em gelo, montanhismo, ecologia, livros ... além de assuntos com os quais trabalho profisisonalmente: método dos elementos finitos, méto dos elementos discretos, análise numérica e lógica fuzzy. Aqui você também pode encontrar textos e material de minhas aulas, alguma coisa sobre o melhor carro do mundo (Toyota Bandeirante) e citações. Ah!, e sobre música e o instrumento que toco (ou tento tocar): viola caipira.

Ou seja, tudo que eu gosto e faço Na ponta dos dedos.

Por que Projeto Peregrinus: em 2001 eu e mais cinco amigos escrevemos um projeto de patrocínio com esse nome, cujo objetivo era subir as mais altas montanhas de cada país sulamericano. O projeto não saiu do papel, mas a escolha do nome, bastante apropriada, foi feita por mim, após abrir aleatoriamente um dicionário Latim-Português. Essa foi a primeira palavra que li: peregrinus: aquele que viaja para outro país. A coincidência foi tão grande que me marcou muito. Como também pretendo falar de minhas viagens resolvi manter esse nome.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sugestão de caminhadas e escaladas para treinamento

Aqui vão algumas sugestões de caminhadas pesadas e escaladas par treinamento físico-psicológico para uma expedição em alta montanha feita no mês de julho. Segui esse cronograma antes de minha primeria viagem à Bolívia.

É claro que, independentemente do treino, são excelentes sugestões de lugares para conhecer. Em breve escreverei sobre cada um deles.

Abril: Pico da Bandeira, Parque Nacional do Caparaó (ES)
Terceira montanha mais alta do país, com 2.890 m, localizada no Espírito Santo. Esta montanha oferece uma ótima oportunidade para realização de atividades em altitudes maiores, além de servir como teste físico.




Maio: Pico das Agulhas Negras, Parque Nacional de Itatiaia (RJ)
Quinta montanha mais alta do país, o Pico das Agulhas Negras e o maciço de Itatiaia, devido a sua grande altitude média, também permitem a realização de um ótimo treinamento físico. Esta etapa do treinamento será realizada próxima ao inverno, com exposição a baixas temperaturas, permitindo testar algumas roupas que serão usadas nas escaladas em montanhas bolivianas.




Maio: Travessia Petrópolis-Teresópolis (RJ)
A travessia será realizada em dois dias com carga media de 15 kg, tendo como objetivo o aprimoramento da capacidade física, muscular e aeróbica.




Junho: Pedra da Mina, Serra da Mantiqueira (MG)
Quarta montanha em altitude, a pesada caminhada até seu cume será realizada num ritmo forte, em dois dias, com o objetivo do aprimoramento da capacidade física. Condições de baixas temperaturas também serão enfrentadas, além da escassez de água, que testará a organização e logística da equipe para situações extremas, servindo também como um teste psicológico.

Foto de Cecílio

Julho: escalada do Dedo de Deus e Agulha do Diabo, Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ)
As escalada nessas duas montanhas da Serra dos Órgãos, realizadas em um único fim de semana, servirão como último teste de resistência física e psicológica para a viagem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário