Neste blog pretendo divulgar e discutir assuntos de meu ineteresse: escalada em rocha e em gelo, montanhismo, ecologia, livros ... além de assuntos com os quais trabalho profisisonalmente: método dos elementos finitos, méto dos elementos discretos, análise numérica e lógica fuzzy. Aqui você também pode encontrar textos e material de minhas aulas, alguma coisa sobre o melhor carro do mundo (Toyota Bandeirante) e citações. Ah!, e sobre música e o instrumento que toco (ou tento tocar): viola caipira.

Ou seja, tudo que eu gosto e faço Na ponta dos dedos.

Por que Projeto Peregrinus: em 2001 eu e mais cinco amigos escrevemos um projeto de patrocínio com esse nome, cujo objetivo era subir as mais altas montanhas de cada país sulamericano. O projeto não saiu do papel, mas a escolha do nome, bastante apropriada, foi feita por mim, após abrir aleatoriamente um dicionário Latim-Português. Essa foi a primeira palavra que li: peregrinus: aquele que viaja para outro país. A coincidência foi tão grande que me marcou muito. Como também pretendo falar de minhas viagens resolvi manter esse nome.

quarta-feira, 29 de julho de 2009

Condoriri, Cordilheira Real, Bolívia

Resumo

Um dos maciços mais belos da Cordilheira Real, domina todo o vale de mesmo nome e numerosos picos vizinhos. É constituído por uma centena de picos que formam, por uns 15 km, represas de gelo e rocha.





Verdadeiro condor de asas abertas, segundo os mitos camponeses esta zona montanhosas era o refúgio dos maiores e mais ferozes condores dos Andes. Estes levavam entre suas garras crianças que alimentavam e “educavam”para fazer delas homens-condores que se misturavam com a população, espalhando terror e morte.

Segundo órgãos de informação alpinos, a via normal do Condoriri, então famosa por sua dificuldade técnica, foi escalada em março de 1941 por Wilfrid Kühm. Porém, em agosto de 1926, os alpinistas Stoller e Helmut Fritz remeteram ao Club Andino Boliviano uma nota indicando que eles tinham acabado de subir um cume virgem cujo nome ignoravam, com detalhes da rota seguida que correspondia com bastante exatidão a atual via normal.





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