Neste blog pretendo divulgar e discutir assuntos de meu ineteresse: escalada em rocha e em gelo, montanhismo, ecologia, livros ... além de assuntos com os quais trabalho profisisonalmente: método dos elementos finitos, méto dos elementos discretos, análise numérica e lógica fuzzy. Aqui você também pode encontrar textos e material de minhas aulas, alguma coisa sobre o melhor carro do mundo (Toyota Bandeirante) e citações. Ah!, e sobre música e o instrumento que toco (ou tento tocar): viola caipira.

Ou seja, tudo que eu gosto e faço Na ponta dos dedos.

Por que Projeto Peregrinus: em 2001 eu e mais cinco amigos escrevemos um projeto de patrocínio com esse nome, cujo objetivo era subir as mais altas montanhas de cada país sulamericano. O projeto não saiu do papel, mas a escolha do nome, bastante apropriada, foi feita por mim, após abrir aleatoriamente um dicionário Latim-Português. Essa foi a primeira palavra que li: peregrinus: aquele que viaja para outro país. A coincidência foi tão grande que me marcou muito. Como também pretendo falar de minhas viagens resolvi manter esse nome.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Os 7 cumes

Os sete cumes do mundo são as sete maiores montanhas, espalhadas nos sete continentes. O primeiro brasileiro a conseguir escalar os sete cumes foi o paranaense Waldemar Niclevicz. Uma das sete maiores montanhas do mundo (em cada continente) é o Everest (Nepal), na Ásia, com 8.848 metros de altitude, situado na cordilheira do Himalaia, presente em todos os sonhos de alpinistas do planeta inteiro. Porém, esta montanha representa algumas dificuldades na escalada mundial; devido sua altitude, o ar se torna rarefeito, ou seja, a 8.848 metros, no topo do mundo, o oxigênio equivale a 1/3 do presente ao nível do mar.

Na Europa a montanha mais clássica é o Mont Blanc, com aprox. 4900 metros. Porém ela não é a maior deste continente. O ponto culminante é o Elbrus, com 5.642 metros, localizado no sul da Rússia, na cordilheira do Cáucaso.

Na Oceania a maior montanha é o Cartenzans , com 4.884 metros.

Na América do Norte a maior montanha é o Monte Mc Kinley, com 6.194 metros.

Na África (Tanzânia), é o vulcão inativo Kilimanjaro, com 5.895 metros de altitude,. Dizem que um escocês já o escalou de saia, demonstrando ser esta a montanha mais fácil das sete.

Por último temos o Vinson, na Antártida, com 4.897 metros de altitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário