Neste blog pretendo divulgar e discutir assuntos de meu ineteresse: escalada em rocha e em gelo, montanhismo, ecologia, livros ... além de assuntos com os quais trabalho profisisonalmente: método dos elementos finitos, méto dos elementos discretos, análise numérica e lógica fuzzy. Aqui você também pode encontrar textos e material de minhas aulas, alguma coisa sobre o melhor carro do mundo (Toyota Bandeirante) e citações. Ah!, e sobre música e o instrumento que toco (ou tento tocar): viola caipira.

Ou seja, tudo que eu gosto e faço Na ponta dos dedos.

Por que Projeto Peregrinus: em 2001 eu e mais cinco amigos escrevemos um projeto de patrocínio com esse nome, cujo objetivo era subir as mais altas montanhas de cada país sulamericano. O projeto não saiu do papel, mas a escolha do nome, bastante apropriada, foi feita por mim, após abrir aleatoriamente um dicionário Latim-Português. Essa foi a primeira palavra que li: peregrinus: aquele que viaja para outro país. A coincidência foi tão grande que me marcou muito. Como também pretendo falar de minhas viagens resolvi manter esse nome.

sexta-feira, 31 de julho de 2009

Sopa cítrica de abóbora com gengibre

Esta receita inaugura mais uma nova seção do blog: Sabores. Afinal, também cozinho "Na ponta dos dedos" (no caso,nos dedos da mão :).

Esta sopa é muito boa e a receita é uma tentativa de imitação da sopa de um restaurante (que não existe mais) da Cobal do Humaitá.

Vale dizer que minhas receitas são todas intuitivas, então não dou as quantidades exatas, mesmo porque eu não as tenho, nem na cabeça nem anotada. Dessa forma, a cada vez que cozinho, mesmo uma receita conhecida, altero a receita, descobrindo novos sabores. Dessa forma me divirto muito mais.

Vamos lá, não tenha medo e faça o mesmo: teste, tente, experimente e divirta-se cozinhando, sem pressões nem medo de errar. Mas, se errar, saiba que são os erros que nos levarão aos acertos.


Cozinhe abóbora e gengibre picado com um pouco de sal.
Junte uma ou duas maçãs verdes, sem casca.
Corrija o sal.
Se estiver com pouco gosto de gengibre, rale um pouco e junte à sopa.
Se estiver com pouco sabor cítrico junte mais maça ou algumas gotas de limão até chegar no ponto.

Para servir passe um pouco de requeijão na parte interna de um recipiente individual para sopa. Coloque a sopa no recipiente individual e decore com uma folha de hortelã.



Um comentário:

  1. Adorei saber desse seu blog!!!!parabens continue pois está muito legal,adorei a receita da sopa.Bjs tia Déa

    ResponderExcluir